Importante!

  • O sistema Data Express possuí duas possibilidades de envio da NF-e por e-mail:
    • Envio Pelo e-mail da empresa emissora, conforme configuração indicada abaixo (Recomendado);
    • Envio através do e-mail padrão da Data Express.



Configuração do e-mail para envio da NF-e


É extremamente recomendado que você configure o seu e-mail para utilizar no envio da NF-e, pois assim facilita o contato dos seus clientes com sua empresa.

acessar a tela de configuração d e-mail acesse o menu Sistema – ícone Painel de Controle – ícone NF-e.



Na tela que abrir clique na aba E-Mail. Nesta aba, informe a opção “E-Mail Configurado” no campo Envio Padrão conforme imagem abaixo. Desta forma, você indica que o software deverá usar o e-mail que você configurar como o e-mail para envio padrão da NF-e.



Agora basta fazer a configuração do seu e-mail propriamente dito. Vejamos o que corresponde cada campo da tela de configuração.



  • Nome: Indica o nome que será usado para o envio do e-mail, ou seja, o nome que a pessoa que receber o e-mail irá visualizar. Recomendamos informar o nome fantasia da sua empresa neste campo.
  • E-Mail: Refere-se ao seu e-mail propriamente dito.
  • Usuário: Este campo refere-se ao usuário de login do seu e-mail. Normalmente os servidores de e-mail utilizam o próprio e-mail como usuário.
  • Senha: Sua senha do e-mail. OBS. Esta senha é gravada no banco de dados de forma criptografada, então não há riscos de que outros usuários do sistema visualizem.
  • Servidor SMTP: indica o endereço do seu servidor de envio de e-mails.
  • Porta: Indica a porta usada pelo seu servidor de e-mail.
  • Conexão Criptografada: Indica o tipo de conexão criptografada que é utilizada pelo seu servidor de envio de e-mails.


Para facilitar o preenchimento das informações relativas ao servidor de e-mail, temos a opção de configurações predefinidas dos servidores de e-mail. Onde o sistema já possuí a configuração padrão dos principais e-mails.


Para utilizar este recurso clique no botão Configurar Servidor, uma caixa de menu irá abrir, basta clicar no seu servidor de e-mail que o sistema irá preencher a configuração padrão automaticamente.


Importante!

Caso tenha dúvida sobre o preenchimento destes campos entre em contato com seu técnico responsável pelos e-mail/site de sua empresa e peça orientações sobre as informações solicitadas nesta tela.



Envio através do e-mail padrão da Data Express


Esta opção não é recomendada, pois neste caso o sistema irá utilizar um e-mail próprio da Data Express para envio da NF-e. Caso seu cliente responda o e-mail você não irá receber a resposta, pois esta será descartada automaticamente. Você irá utilizar esta opção apenas em de problemas com seu e-mail.


Para configurar basta informar a opção “E-Mail Data Express (Padrão)” no campo Envio Padrão conforme imagem abaixo.


Importante!

Esta configuração vem previamente configurada no sistema, e é de estrema importância que você altere realizando o procedimento de configuração do seu e-mail conforme instruções no inicio deste tópico de ajuda.



Configurações Adicionais


Envio do e-mail com cópias


Esta opção permite que sempre que você enviar uma nota por e-mail para seu cliente, também seja enviada uma cópia para outro e-mail, pode ser seu próprio e-mail, de sua contabilidade ou qualquer outro e-mail que desejar.


Para configurar um e-mail adicional, clique no botão Adicionar, ao lado do campo Enviar Cópia. O sistema irá apresentar uma tela solicitando que você digite o e-mail desejado, basta informar o e-mail e clicar no botão OK.



O e-mail informado irá aparecer na lista do campo Enviar Cópia.


Dica!

É possível informar quantos e-mails você desejar nesta opção!


Para remover um e-mail adicionado, basta selecionar o e-mail que deseja remover e clicar no botão Remover.


Mensagem padrão do corpo do e-mail



Também é possível que você configure um texto padrão para o corpo do e-mail de envio da NF-e. Para isto basta informar o texto desejado no campo Mensagem E-Mail Padrão conforme imagem abaixo.


Dica!

Para pular linhas pressione as teclas SHIFT + ENTER.