Importante! Para realizar a emissão de uma NF-e de importação/exportação é necessário realizar o cadastro do cliente/fornecedor corretamente. Para instruções sobre o cadastro do acesse o tópico: Cadastro de Cliente e Fornecedor do Exterior



Emissão da NF-e de Exportação

Após ter realizado o cadastro do cliente (instruções no tópico: Cadastro de Cliente e Fornecedor do Exterior), você poderá emitir a nota fiscal normalmente como uma venda normal.


Apenas verifique com sua contabilidade qual a CFOP (Natureza de Operação) correta para usar no lançamento da nota e itens.



Emissão da NF-e de Importação

Após ter realizado o cadastro do fornecedor (instruções no tópico: Cadastro de Cliente e Fornecedor do Exterior), acesse a o menu Faturamento – ícone Nota Fiscal Eletrônica na tela de Lista e Seleção de Nota Fiscal Eletrônica clique no botão Inserir.



Na tela de emissão de NF-e, no campo Tipo de Documento selecione a opção Entrada pois a nota de importação é uma operação de entrada de mercadoria. Feito isto basta informar o fornecedor previamente cadastrado e a natureza de operação (CFOP) correta.


Importante: Se você tiver dúvida quanto a qual natureza de operação deve utilizar, recomendamos que você entre em contato com sua contabilidade para que eles lhe orientem.


Após o preenchimento dos campos clique no botão de confirmação da tela de lançamento dos dados iniciais da nota. O sistema irá abrir a tela de lançamento dos itens da NF-e. Informe o item normalmente e após confirmar o sistema irá apresentar a tela de Dados Adicionais do Item neste tela, quando for nota de importação, será habilitada a aba Imposto de Importação. Basta preencher os campos relacionados aos impostos.



Após preenchido os dados, clique no botão Adicionar DI para abrir a tela de lançamento da Declaração de Importação. Basta preencher os dados da tela e confirmar. Ao confirmar o sistema apresenta a tela Adição da Declaração de Importação.



É necessário informar pelo menos uma Adição, porém é possível informar quantas forem necessários, assim como também é obrigatório informar pelo menos uma Declaração de Importação, sendo possível, da mesma forma que na Adição, cadastra mais de uma Declaração de importação.


Após preenchido estas informações basta clicar em confirmar, na tela de Adição, e depois em confirmar na tela de Dados Adicionais do Item.


Repita este procedimento para todos os itens da nota fiscal, após concluir o lançamento dos itens basta finalizar a NF-e normalmente que sua nota de importação será emitida com sucesso!