IMPORTANTE!
O sistema faz o cálculo automático da Substituição Tributária, porém este cálculo deve ser conferido pelo emissor e pela contabilidade.
Não nos responsabilizamos por qualquer problema decorrente de erro de cálculo realizado pelo sistema.
Configuração do cálculo automático da Substituição Tributária
- A configuração do cálculo automático da Substituição Tributária possui dois parâmetros:
- Configuração geral, que indica se o sistema irá fazer o cálculo;
- Configuração da CFOP, que indica se o software vai ou não realizar o cálculo quando informada determinada CFOP.
- Além destas configurações de parâmetros também é necessário o correto cadastro dos percentuais de imposto que são usados no cálculo da Substituição Tributária.
Parâmetro de configuração geral
Para ativar a opção de cálculo automático da Substituição Tributária no Software Data Express, acesse a tela de configurações de Faturamento através do menu Sistema – ícone Painel de Controle – ícone Faturamento.
Na tela que abrir clique na aba "Configurações". Nesta aba, marque a opção “Cálculo automático do ICMS/ST” conforme imagem abaixo.
Parâmetro de configuração da Natureza de Operação (CFOP)
É possível que você configure quais as Naturezas de operação vão ou não ter o cálculo da Substituição Tributária. Para isto acesse a tela de Cadastro da Natureza de Operação através do menu Faturamento – ícone Natureza de Operação.
Na tela de Lista de Seleção de Natureza de Operação selecione a Natureza desejada e clique em “Alterar” para abria a tela de Cadastro de Natureza de Operação.
Nesta tela, marque ou desmarque a opção “Calcula ICMS/ST” para indicar ao sistema se a CFOP vai ou não calcular a Substituição Tributária.
Configurações dos percentuais para o cálculo
O sistema possuí três opções para você indicar a MVA (ou IVA), de forma a permitir o cálculo mais exato o possível. Assim, no momento do cálculo o sistema irá buscar a MVA seguindo a seguinte rega:
- Verifica a MVA na tabela de relação de NCM por Estado;
- Verifica a MVA informada na NCM (Geral para todos os estados);
- Verifica a MVA do estado de destino.
Importante!
O sistema irá pegar apenas uma MVA para o cálculo, assim irá realizar a busca na ordem mencionada acima até achar um valor a ser usado. Se nenhum valor for encontrado o cálculo não será realizado.
Vejamos como configurar cada uma das opções:
1. Verifica a MVA na tabela de relação de NCM por Estado
O software permite que seja informada um MVA para cada NCM e Estado. Assim, por exemplo, determinada NCM no estado de Santa Catarina pode ter um percentual de MVA diferente do Estado de São Paulo.
Para realizar esta configuração acesse a tela de Cadastro de NCM através do menu Estoque – ícone NCM. Selecione a NCM desejada e clique em “Alterar”. Na tela de Cadastro de NCM clique no botão “Tabela MVA por Estado”.
Com isto será apresentada a tabela de percentuais de MVA por estada daquela NCM, basta configurar os percentuais de acordo com a necessidade, conforme imagem abaixo.
Dica
Para altera o percentual basta dar um duplo clique sobre o estado desejado que o sistema irá apresentar uma tela para que você informe o percentual.
2. Verifica a MVA informada na NCM (Geral para todos os estados)
Esta opção não é muito comum, mas pode ocorrer de uma determinada NCM ter um percentual de MVA que é válido para todos os estados, assim é possível configurar este percentual acessando a tela de Cadastro de NCM através do menu Estoque – ícone NCM. Selecione a NCM desejada e clique em “Alterar”.
Na tela de Cadastro de NCM indique o percentual de MVA no campo “% MVA ST” conforme imagem abaixo.
3. Verifica a MVA do estado de destino
Esta é a opção mais comum para o cálculo da Substituição Tributária, pois é indicada uma única MVA para o estado que será usada para todos os produtos independente da NCM.
Para realizar esta configuração basta acessar a tela de cadastro de estado através do menu Geral – ícone Estado. Na tela de Lista de Seleção de Estados, selecione o estado desejado e clique em “Alterar”.
O sistema irá apresentar a tela de Cadastro de Estado, nesta tela preencha o campo “% MVA” com o percentual correto para o estado.
Dica
Para a maioria dos casos, apenas é necessário configurar corretamente o percentual de MVA no Cadastro de Estado. As outras opções são para casos específicos, onde uma NCM para determinado estado pode sofrer alguma variação.
Assim, é possível configurar uma MVA geral no Cadastro e Estado e para uma NCM específica configurar uma MVA diferenciada, seja para todos os estados ou para um único estado conforme já explicado acima.
Percentual de ICMS Normal
Para o correto cálculo da Substituição Tributária, também é necessária o orreto preenchimento dos percentuais de ICMS dos estados. Pois para o cálculo da Substituição Tributária também é realizado um cálculo de ICMS internamente pelo sistema.
Para realizar esta configuração basta acessar a tela de cadastro de estado através do menu Geral – ícone Estado. Na tela de Lista de Seleção de Estados, selecione o estado desejado e clique em “Alterar”.
O sistema irá apresentar a tela de Cadastro de Estado, nesta tela preencha o campo “% ICMS” com o percentual correto para o estado.
Entendendo o cálculo
Após realizada as configurações indicadas acima o sistema já estará apto a realizar o cálculo da Substituição tributária em suas notas fiscais.
Importante notar que o sistema somente irá calcular a Substituição Tributária para as Situações Tributárias onde este cálculo é permitido.
Situações Tributárias permitidas:
Regime Normal: n10, n20, n30, n60 e n70 - (n90 sistema não calcula automaticamente nesta CST)
Simples Nacional: 201, 202 e 203 - (900 sistema não calcula automaticamente nesta CST)
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo